Como planejar um loft

Está pensando em se mudar, sair de casa, morar sozinho? Ou a ideia que passa pela sua cabeça é a de juntar as escovas de dente com alguém em um lugar só de vocês? Já cogitou a ideia de viver em um loft? Loft é um tipo de apartamento menor, que possui os ambientes integrados com o intuito de poupar o máximo de espaço possível. A metragem útil geralmente costuma ser em torno de 40 metros quadrados, sendo que alguns projetos de lofts são duplex, mais luxuosos.

O primeiro passo que você deve seguir é medir o seu espaço e tomar conhecimento de cada centímetro que pode ser utilizado na hora de fazer o projeto. Para isso, você vai precisar usar um papel quadriculado, que facilita na hora de colocar as medidas com mais precisão, uma régua e um lápis. Basicamente, é o mesmo que fazer a planta do seu loft, mas de uma forma mais livre.

Os pontos mais importantes do seu espaço que precisam ser destacados e levados em consideração são a saída de gás, que determina qual vai ser a localização da cozinha, onde o encanamento está situado, pois é o lugar onde o banheiro necessariamente será construído, e as tomadas elétricas, para evitar o posicionamento de nenhum móvel na frente delas. Essas são as únicas questões sobre as quais você não tem liberdade de escolha.

Depois de definir os principais ambientes do espaço, é hora de dar início ao projeto do seu loft. Lembre-se de que a cozinha e o banheiro são locais que precisam ser definidos em primeiro lugar, em decorrência da localização do encanamento e da saída de gás do edifício.

A segunda decisão a ser feita é como lidar com alguns canos que geralmente costumam ficar expostos em um projeto de loft. Existem várias formas de esconder os canos à mostra, utilizando diversos artifícios da decoração. Algumas opções são cobrir com tecidos (lisos, coloridos ou estampados) ou pintá-los de cores vibrantes, trazendo detalhes que dão mais vida e energia ao ambiente.

loftTenha em mente que o seu quarto deve ficar no local mais reservado do loft. Quanto mais longe da sala, melhor. Caso o seu projeto de loft seja do tipo duplex, faça o planejamento para que o dormitório fique no segundo andar. O closet precisa ficar ao lado, para facilitar a locomoção.

Além disso, também é importante pensar na localização e na quantidade de janelas em relação à direção eu o sol bate nas diferentes estações do ano. Pense no que você prefere, se é o sol batendo no seu quarto ou na sala de estar pela manhã ou no horário do fim de tarde. Se as suas janelas estão viradas para a direção norte, quer dizer que a entrada do sol é maior no período do inverno, o que faz com que o seu loft seja mais aquecido nessa época.

Um último detalhe é prestar atenção no projeto quanto ao pé direito, pois costuma ser alto em lofts. Na maioria dos projetos, o pé direito costuma medir no mínimo três metros de altura. Mais uma questão a ser pensada é a iluminação. Quanto mais iluminado, melhor, pois um ambiente escuro torna ele ainda menor.

Leave a Reply