Trabalha de casa? Saiba como planejar um home office

Nos dias de hoje, em que cada vez mais pessoas trabalham de casa, ter um home office se tornou um desejo mais do que necessário. Os projetos modernos mais atuais já incluem um ambiente separado para o escritório, que agora tem a mesma importância que os outros cômodos de um lar.

Engana-se quem pensa que somente quem trabalha com freelas, como autônomo, ou faz qualquer outro tipo de trabalho como uma franquia home based (com base dentro da própria casa) precisa de um home office. Um escritório também pode ser muito útil apenas para facilitar afazeres como o pagamento de contas ou a realização de compras pela internet.

Se você quer montar um home office na sua casa, precisa antes de qualquer coisa definir qual é a sua necessidade e qual será o tipo de uso que seu escritório vai ter, levando em consideração detalhes como o horário em que o ambiente será utilizado e quantas pessoas vão ocupar o espaço. Todas essas questões influenciam na escolha da localização do home office.

O segundo passo é escolher o mobiliário que irá fazer parte do escritório. Entre os elementos básicos estão uma mesa com apoio, uma cadeira confortável, gavetas e prateleiras para organização. Ao montar seu escritório, pense na forma mais prática possível, pois será um lugar no qual você vai passar um bom tempo e é o último ambiente que precisa de complicações na decoração.

Home-Office-PlanejadoA parte tecnológica inclui um computador ou notebook eficiente de acordo com as suas necessidades, uma impressora ou multifuncional que fique num lugar onde você não precise se deslocar toda vez que for pegar um papel que acabou de ser impresso. Esses são os equipamentos básicos que você precisa ter em um escritório.

Na hora de decorar o ambiente, escolher as cores dos móveis, definir o que vai na parede, não se esqueça de que o home office é um ambiente que não pode ser visualmente poluído. O escritório precisa ser um espaço limpo, que não ofereça chances para a distração, como pode acontecer com algum objeto de decoração que faça barulho ou que chame muita atenção pela cor ou pelo movimento.

Se você tem disciplina, uma rotina bem determinada, visão objetiva e persistência, está pronto para ter seu home office. No entanto, toda atenção é pouca na hora de separar o clima de estar em casa do clima do trabalho. O seu home office não precisa ter aquela cara de escritório sem graça, mas também não pode remeter a um ambiente de relaxamento. Se você não mora sozinho, também é importante que os outros entendam que aquele lugar é destinado apenas ao trabalho.

Leave a Reply